segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chevrolet Opala

Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela GM no Brasil, tendo sido produzido de 1968 a 1992. O projeto demorou cerca de dois anos, para sair, foi apresentado na abertura do VI Salão do Automóvel de São Paulo. A fórmula do Opala combinava a carroceria alemã do Opel Rekord C/Opel Commodore A, fabricado de 1966 a 1971, à mecânica norte-americana do Chevrolet Impala. Essa máquina foi produzida durante  23 anos, nesse período ele  passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas, sendo fabricado na cidade de São Caetano do Sul até 1992. Durante o período em que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala: 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, quanto luxuosas ou esportivas. Todos os motores usados no Opala foram derivados de motores da Chevrolet norte-americana. 


Esse carro possui muitas qualidades, é notável o acerto dos freios, direção, e suspensão bastante equilibradas, sobretudo após as mudanças feitas nos modelos pós 1980.
Aliado a isto, o conforto de um carro potente e com bastante torque, o que resulta em saídas rápidas e muita força em subidas de serra, ultrapassagens e retomadas de velocidade mais que seguras na estrada. Apesar de seu tamanho, o Opala é um veículo fácil de conduzir na cidade, e bastante veloz na estrada.
 Imaginem que na época do seu lançamento, o carro foi criticado por seu acabamento inferior em relação ao seus "irmãos" americanos, mas cá pra nós sempre iram existir aqueles que iarrumam um defeitinho ou outro né, mas é como diz o velho ditado "nem Jesus agradou a todos...), mas vamos ao que interessa essas "inferioridades" foram resolvido anos depois pela filial brasileira. Esse carango ja foi eleito pela revista autoesporte o carro do ano em 1972 e foi eleito pela revista 4 Rodas o  o carro mais veloz do Brasil, com 190,47 km/h.


Na mesma década de 80, o Opala passou a contar com suspensão mais eficiente e freios dianteiros a disco duplo, melhores que os antigos sólidos, com a nova suspensão, o Opala ganhava em estabilidade e segurança, antes indeciso em curvas oscilantes e arrancadas fortes, passou a transmitir mais confiança ao piloto, esse carango realmente é um carro de passeio e um carro de corrida juntos em um só. kkkkk
Essa máqina realmente era de se tirar o folego olhem só o que esse carro ja tinha em 1985 e me digão se era fera ou não?
 Dentre os principais requintes, ressaltam-se o ar condicionado com saída para os passageiros no banco traseiro, vidros elétricos, antena elétrica, retrovisores elétricos, porta malas com acionamento elétrico, travas elétricas, desembaçador do vidro traseiro, aquecedor interno, volante com regulagem de altura, dentre outros recursos que o mantinham no topo da linha da GM brasileira.
 A partir daí, seguiram vários retoques em detalhes estéticos e aprimoramentos mecânicos, elétricos e de conforto até o fim da sua produção. 


O Opala é um carro bem sucedido também em competições, onde acumula muitos títulos e recordes. Ressaltam-se as provas de Stock Car, Turismo e em provas de arrancada, onde cada vez têm-se estabelecidos novos recordes de potência e tempos, tanto em preparações aspiradas ou turbo alimentados. Em decorrência deste histórico de corridas, inúmeras receitas de customização surgiram, pela facilidade dos ajustes, grande durabilidade/resistencia de seus motores e grande disponibilidade de peças de alta performance para o Opala.
Alguns dizem que uma das maiores façanha do Opala  foi ter estabelecido o 
recorde brasileiro de velocidade máxima mas não sabemos ainda se essa informação é verdadeira mas se for ele chegou a marca dos  232,510km/h seguindo todos os regulamentos da FIA, esse record mais tarde foi quebrado por outro Opalo que obteve a marca de  303,157 km/h.
Mesmo depois de um bom tempo do termino de sua produção esse carango ainda mexe com muitos marmanjos pelo Brasil afora, existem inúmeros clubes de Opalas por ai, realmente esse carango fez e até hoje ainda faz história!




Opalão preparado





































Esse ta muito louco estilo Velozes e Furiosos




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