quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Tuning no Brasil

O tuning começou a se popularizar e se tornar mais reconhecido no Brasil, após o lançamento e consagração do filme "Velozes e Furiozos"Até então a personalização de automóveis era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos, disponíveis no mercado quanto pela própria cultura. Antes da estréia de "Velozes e Furiosos" em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência automotiva para aqueles que se interessavam por veículos personalizados, e arrancada. Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma atenção maior à estética do veículo: rodas, neon, xenon, suspensão e outros acessórios.
O marco da história do tuning no Brasil, que também podemos considerar como o marco mundial, do tuning como vertente cultural e atividade econômica, que por sinal movimenta muito dinheiro é realmente o filme "Velozes e Furiosos". Após o filme, revistas especializadas em som automotivo e arrancada passaram a dar destaque não só aos veículos "trio elétrico" ou "preparados", e sim àqueles que tinham características da nova tendência que começava a se consolidar, ou seja, o carro inteiro preparado. Aos poucos essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios, adesivos, etc. No filme, o principal alvo de transformações são os automóveis esportivos japoneses, os carros possuíam, além da preparação mecânica, adesivos laterais, asas (aerofólios), néon como iluminação noturna, e visual racing (preparação para corridas). E foi exatamente o visual que mais se destacou nos primeiros automóveis que apareceram no Brasil, pelo fato de ser o que mais chamou atenção.




Hoje em dia o tuning vem adquirindo a cada dia mais espaço nas ruas e na mídia, o mercado passou a oferecer mais opções desde o setor de auto- peças e acessórios até o setor de serviços. Existem várias lojas e sites especializados no assunto, até mesmo as montadoras já estão olhando um pouco para esse seguimento.








        

























0 comentários:

Postar um comentário